Como divulgado na página oficial do santuário no Facebook, no próximo dia 24 de Agosto irá realizar-se a grande festa e o almoço anual para angariação de fundos destinados à manutenção deste santuário. Serão todos muito bem vindos para o almoço, tarde de convívio e missa com procissão! As inscrições são até dia 18 de Agosto (contacto telefónico indicado no cartaz). Não falte!
Atenção: devido ao mau tempo que ocorreu durante os primeiros meses do ano, parte do muro que contorna o Santuário ruiu. Até que exista a possibilidade de realização de obras, pede-se aos visitantes para terem prudência e não se aproximarem.
Por este Portugal fora existem lugares especiais, lugares únicos. Pequenos tesouros, recheados pela riqueza da nossa história, pela presença, trabalho e contributo das nossas gentes, e também pela nossa fé e devoção. Lugares que nos tocam, na alma e no coração. Lugares e património cujo valor vai muito além do "material" e que devemos cuidar e preservar com todo o nosso empenho e dedicação.
A cerca de 50 km de Lisboa, por entre os campos agrícolas da freguesia de Dois Portos, esconde-se um destes locais. Uma pérola do concelho de Torres Vedras, com o nome de Santuário de Nossa Senhora dos Milagres. Construído no alto de uma pequena colina, este pequeno santuário é um local único, onde o visitante é convidado à contemplação da beleza envolvente, ao silêncio e à paz interior.
Aqui o peregrino é presenteado com um local rico de história e devoção, onde poderá sentir-se mais perto do Divino e, em recolhimento, fazer a sua oração de agradecimento ou de súplica, pedindo a intercessão de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus.
Também aqui, o visitante não crente poderá parar um pouco, ter um momento de silêncio, encontrar-se com o seu interior e recuperar força e ânimo para enfrentar as dificuldades da vida e continuar o seu caminho com mais esperança.
Portugal é um país devoto e profundamente Mariano. Foi no dia 25 de Março de 1646, festa da Anunciação, quando El-Rei D. João IV consagrou Portugal (e, na altura, todo o Reino) a Nossa Senhora da Conceição. As origens deste santuário Mariano remontam ao séc. XVI e através das páginas deste site poderá ficar a conhecer um pouco melhor a sua história e a lenda que lhe deu origem. Este site foi criado por um leigo como forma de divulgação deste local, descrevendo a sua história e reunindo alguma documentação, não sendo o site "oficial" do santuário. Para tal existem duas páginas oficiais no Facebook: a da Paróquia de S. Pedro de Dois Portos e a página do Santuário.
Esperamos que seja proveitoso este seu tempo e, acima de tudo, que lhe desperte o interesse para visitar e ficar a conhecer este local e esta ermida, tão querida das gentes desta região. Acreditamos que irá gostar!
O santuário normalmente está aberto aos domingos, entre as 14 e as 16h.
O santuário localiza-se a Norte da aldeia de Via Galega, entre Sobral de Monte Agraço e Dois Portos, no cimo de uma colina rodeada de campos agrícolas. Chega-se ao local pela estrada M535, onde se encontra um entroncamento com uma placa indicativa para a estrada de acesso.
Nota: ao chegar ao local, por vezes o GPS dá a indicação para seguir um atalho e subir por uma estrada de terra batida em mau estado, mas o caminho aconselhado é pela estrada alcatroada que fica um pouco mais acima (onde se encontra a respectiva placa indicativa).